Escola de Chefs vai nascer no centro histórico de Castelo Branco
- Lima com Pimenta
- 10 de fev.
- 1 min de leitura
O município de Castelo Branco está a avançar, no centro histórico da cidade, com uma Escola de Chefs para valorizar a gastronomia local e formar profissionais na área da cozinha, restauração e serviços.
As obras para a concretização deste projecto tiveram início em Janeiro e incluem a reabilitação de dois edifícios, um dos quais do século XVII. A intervenção, dotada de 2,5 milhões de euros financiado pelo programa Portugal 2030, vai respeitar o património arquitectónico daquela zona, preservando as fachadas e paredes de alvenaria de pedra.
O centro de estudos gastronómicos “pretende colmatar uma lacuna na formação de pessoas ligadas à área de gastronomia”, destaca, em comunicado, a Câmara Municipal de Castelo Branco, entidade promotora do projecto.
O edifício vai ter salas de aula para ensino teórico e prático, despensas de apoio, espaços de estudo e lazer, um pátio, uma esplanada e ainda um restaurante aberto ao público que, de acordo com a autarquia, permite aos alunos “desenvolver competências em contexto real” e proporcionar aos visitantes “uma experiência gastronómica autêntica”.
Com uma abordagem sustentável, a Escola de Chefs vai priorizar o uso de ingredientes locais e sazonais, reduzindo o desperdício alimentar. O projecto também contempla a manutenção de um espaço museológico existente, que será utilizado para eventos como provas de vinho e degustações.
A Câmara Municipal de Castelo Branco pretende ainda estabelecer parcerias com universidades, politécnicos e outras entidades para maximizar o potencial da Escola de Chefs, consolidando-a como um marco na valorização turística e gastronómica da região.
Créditos da Notícia: Rádio Cova da Beira