top of page

Escolas de Castro Marim vão ter refeições mais saudáveis | in "Sul Informação"

Autarquia contratou serviços de nutrição.

escola, alimentação infantil, sustentabilidade, kids, school, food, healthy food habits, hábitos alimentares, obesidade, obesity

A Câmara de Castro Marim vai contratar «serviços especializados de nutrição» para as escolas do concelho, com o objetivo de «promover a adopção de uma alimentação mais saudável e sustentável, num processo de reaprendizagem alimentar», segundo a autarquia.


Com esta medida, «pretende-se conseguir promover uma alimentação saborosa, mas mais saudável e acessível e que se articule com um maior respeito pelos produtos endógenos e por produtos de circuitos curtos».


«Para tal, os procedimentos administrativos serão realizados por lotes, permitindo a diversificação de fornecimentos através de pequenos produtores. Além de construir, avaliar e/ou validar as ementas das escolas, estes serviços de nutrição serão também responsáveis pela promoção de palestras e acções escolares que promovam a repercussão destas medidas agora realizadas no meio escolar», acrescentou a Câmara de Castro Marim.


Anteriormente, o município de Castro Marim «já tinha implementado um mais criterioso processo da selecção dos alimentos, privilegiando a origem de produção nacional e regional e alimentos menos processados e aditivados. Foi também dada formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, permitindo a sensibilização e a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que facilitam as suas tarefas diárias e contribuem para um conceito de cozinha natural».


A saúde «tem sido uma das prioridades das políticas municipais», com a autarquia castromarinense a desenvolver «o 1º Programa Municipal de Combate à Obesidade, que engloba o desporto, a nutrição e a psicologia, além da articulação com o médico de família de cada utente e da promoção de iniciativas de carácter pedagógico».


«No âmbito das suas políticas desportivas e de saúde, o Município de Castro Marim tem-se destacado também pelo programa “Põe-te em Forma”, pelo programa “Ao ritmo dos 60”, infelizmente suspendidos pelas medidas de combate à pandemia Covid-19, mas cujo recomeço se planeia para breve», concluiu a Câmara.


Créditos da Notícia: Sul Informação


bottom of page