top of page

Festival da Comida Esquecida regressa para lembrar sabores algarvios do passado

  • Foto do escritor: Lima com Pimenta
    Lima com Pimenta
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Este ano, o Festival da Comida Esquecida regressa com três eventos para celebrar a gastronomia e cultura algarvia entre Setembro e Novembro.

O Festival da Comida Esquecida regressa em setembro para a sua terceira edição, com três experiências gastronómicas que levam os participantes a redescobrir tradições do interior do Algarve.

A iniciativa é organizada pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade e propõe encontros que cruzam gastronomia, cultura e envolvimento comunitário.

algarve, comida esquecida, eventos
📷: Festival da Comida Esquecida

O arranque está marcado para Domingo, dia 14 de Setembro, com um Piquenique de Charme no Moinho do Gentil, em Querença.

Segue-se, no Domingo, dia 19 de outubro, o evento «Entre Cartas, Castas e Sabores», na Herdade do Barranco do Vale, em S. Bartolomeu de Messines. O ciclo encerra a 16 de novembro, com novo Piquenique de Charme na Quinta do Freixo, em Benafim.

O Festival da Comida Esquecida diferencia-se por recuperar alimentos, práticas e saberes em risco de desaparecimento, relacionando gastronomia, cultura e envolvimento comunitário em territórios de baixa densidade. Para a QRER o turismo cultural e criativo, enraizado na identidade e tradições das comunidades, representa uma oportunidade concreta de defesa do seu património cultural e de desenvolvimento e estímulo à economia.

Além dos icónicos Piqueniques de Charme, que regressam depois de terem marcado a primeira edição, esta edição inclui novas áreas temáticas como vinhos e doçaria regional.

As inscrições já estão abertas para os dois primeiros eventos no site oficial.

A QRER reforça que todos os encontros têm vagas limitadas e exigem inscrição prévia.

O festival conta também com o apoio e a parceria de diferentes entidades que se associam ao objetivo de dar a conhecer as tradições alimentares algarvias, como a Proactivetur, Rêverie, Herdade do Barranco do Vale, e Quinta do Freixo, além do apoio do Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve, município de Loulé, através do programa «Convite ao Interior», e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

Para a QRER, a iniciativa representa uma oportunidade de valorizar a identidade e as tradições alimentares, ao mesmo tempo que dinamiza a economia em territórios do interior algarvio.


Créditos doa Notícia: Barlavento


bottom of page