top of page

Jovens portugueses vão percorrer o país à procura de projetos sustentáveis | in "Sapo24"

Atualizado: 10 de mar. de 2019

Seis jovens portugueses vão percorrer o país à procura de projetos e iniciativas sustentáveis que, divulgados numa série documental, visam “alertar” para as questões ambientais e “incentivar a comunidade à mudança”, afirmou hoje um dos responsáveis.

Projecto "É p´ra amanhã"

Em entrevista à Lusa, Luís Costa, o coordenador do projeto "É P’ra Amanhã", contou que a ideia surgiu depois de assistir a "Demain", um documentário francês que retrata soluções e projectos capazes de resolver crises ecológicas, económicas e sociais.


“Na altura senti que este poderia ser o mote para um documentário sobre a temática ambiental, ao mostrar alternativas e soluções, mas também que a mudança está nas mãos das pessoas”, referiu Luís Costa, consultor em Avaliação de Impacto Social em Portugal e na Suíça.


Segundo Luís, foi a temática ambiental, questão “querida” a todos os membros da equipa, com idades entre os 28 e 35 anos, que permitiu avançar com o projecto e, consequentemente, com a série documental “É P’ra Amanhã”.


“O nosso objectivo é alertar a comunidade, especialmente as pessoas que não estão tão sensibilizadas para a situação ambiental. Mas, mais do que isso, sem dúvida, é inspirar e incentivar as pessoas para começarem elas próprias a criarem mudança à sua volta, a juntarem-se aos muitos projectos que existem em Portugal”, frisou.


Depois de verem aprovada, em Outubro, a candidatura do "É P’ra Amanhã" ao projeto "No PLANet B!" da Assistência Médica Internacional (AMI), no valor de 50 mil euros, os jovens iniciaram uma campanha de 'crowdfunding' para angariarem financiamento.


“O ‘No PLANet B!’ impõe que 10% da ideia seja auto-financiada. Neste momento, a nossa campanha já atingiu quase os cinco mil euros. O nosso objectivo inicial eram 3.500 euros, mas o valor que já atingimos é óptimo, porque nos permite o auto-financiamento”, revelou à Lusa.

Projecto "É pra amanhã"

Com o intuito de “partir para a estrada” em Abril e percorrer durante dois meses Portugal de “lés a lés”, a equipa vai, na próxima semana, iniciar uma campanha de 'crowdsourcing' para “enriquecer” a sua base de dados de projectos sustentáveis nas áreas da energia, educação, economia, produção de alimentos e moda.


Só depois de seleccionados os projectos é que juntos vão “delinear o percurso” a seguir, sendo que a ideia é percorrer o país da forma “mais sustentável possível” e interagindo com as comunidades locais.


“De início, ainda ponderámos fazer toda a viagem de bicicleta, mas depois percebemos que ia ser desgastante. Vamos andar com as bicicletas, mas também vamos intercalar entre comboios e outros transportes, de modo a também conseguirmos conhecer a realidade local”, explicou.


A apresentação oficial do projecto "É P’ra Amanhã" decorre esta quarta-feira, no Impact Hub Lisbon, em Lisboa, onde vão estar presentes alguns oradores como Nuno Brito Jorge, presidente da Coopérnico e fundador da GoParity e Susana Fonseca, fundadora e membro da direção da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.


“Queríamos muito, como ponto de partida para o projecto, trazer uma reflexão e o nosso objectivo com este debate é perceber qual o estado da sustentabilidade em Portugal e se estamos no caminho certo”, acrescentou.


Créditos da Notícia: Sapo24


9 visualizações
bottom of page