top of page

“Pensar Nutrição” quer acabar com as mitos sobre alimentação | in "Shifter"

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto lançou o portal Pensar Nutrição que promete fazer fact-checking dos principais mitos sobre alimentação.

Seja pelo crescente culto do corpo, pelo desejo de sermos mais produtivos, por razões ambientais ou simplesmente pela procura por uma dieta diferente, hoje mais do que nunca a informação sobre nutrição está na moda.


Contudo, por se tratar de uma temática quotidiana nem toda a informação acaba por se submeter ao mesmo rigor. Se há muitas e boas dicas globalizadas, que começaram pela voz de nutricionistas experientes e creditados, existem outros tantos mitos e falácias que à custa da viralidade da internet se vão enraizando.


Assim, torna-se cada vez mais importante separar o trigo do joio no que toca a informação nutricional e fazê-lo com conhecimento de causa. Foi com essa ideia como base que a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto lançou o portal Pensar Nutrição que promete fazer fact-checking dos principais mitos sobre alimentação.


A plataforma, que já está online em pensarnutricao.pt, propõe-se, recorrendo aos conhecimentos acumulados no espaço académico e articulados por um conselho editorial, ir avaliando alguns dos principais mitos que surjam, especialmente, na web. Seguindo uma estrutura pré-definida e uma escala de classificação de três níveis, inspirada nos sites generalistas de fact-checking, o grupo propõe-se a articular conhecimento de professores, investigadores e alumni na verificação científica das notícias.

Pensar Nutrição

O projecto conta com o apoio da Direcção-Geral de Saúde portuguesa.


Créditos da Notícia: Shifter


63 visualizações
bottom of page