top of page

Rótulos vão incluir mini tutorial de reciclagem | in "ECO"

A Sociedade Ponto Verde criou uma nova família de símbolos que, além de indicarem em que ecoponto deverá ser colocada a embalagem, explicam de forma mais detalhada como reciclar corretamente.


Devo separar o rótulo antes de colocar uma garrafa de vidro no ecoponto? E o que devo fazer à tampa ou à rolha de cortiça? As garrafas de plástico e os pacotes de leite têm de ser espalmados antes de serem colocados nos ecopontos? Estas são apenas algumas das muitas dúvidas que os consumidores têm na hora de separar o lixo lá de casa e encaminhar as embalagens para a reciclagem e respetivos ecopontos.

reciclagem, iconografia, reciclar

Mas em vez de terem de ler manuais complicados para aprenderem todas as regras da reciclagem, a partir de agora os consumidores podem olhar apenas para os rótulos das embalagens para saberem o que têm de fazer. Para isso, a Sociedade Ponto Verde (SPV), uma das entidades que gere o sistema integrado de recolha e tratamento de resíduos de embalagens em Portugal, criou e lançou agora uma “nova iconografia de reciclagem que procura levar as marcas a ajudar o consumidor na hora de fazer a separação de resíduos”.


Ou seja, uma nova família de símbolos para serem colocados na rotulagem que, além de indicarem em que ecoponto deverá ser colocada a embalagem (amarelo, verde ou azul), darão também indicações mais precisas e de fácil compreensão, que explicam de forma detalhada como reciclar corretamente.


Deste modo, diz a SPV questões como “devo separar o rótulo antes de colocar a garrafa no ecoponto?” ou “o que devo fazer à tampa?” estarão desde logo respondidas de forma simples e directa em cada embalagem.

Exemplos? Uma embalagem de cereais, composta por uma caixa de cartão e um saco de plástico, vai a partir de agora explicar ao consumidor que deve espalmar a caixa e colocá-la no ecoponto azul, enquanto o saco deverá seguir para o ecoponto amarelo depois de consumido todo o conteúdo.


No caso de uma garrafa de plástico, deve ser esvaziada, espalmada e, com a tampa colocada, colocada no ecoponto. Já as garrafas de vidro também devem ser recicladas com a respetiva tampa. Latas de metal ou pacotes de leite ou sumo terão sempre de ser espalmadas.


Créditos da Notícia: ECO


132 visualizações
bottom of page