top of page

Sabe quais são os alimentos campeões da vitamina C? Nesta tabela a laranja está em 7º | in "SAPO"

É importante no bom funcionamento do sistema imunológico, ajuda na cicatrização dos tecidos, melhora a absorção de ferro. A vitamina C é, no inverno, a campeã nos sumos naturais à boleia da laranja. Contudo, na tabela dos pesos-pesados deste nutriente, há outros vencedores como nos conta a nutricionista Cláudia Viegas.

vitamina c, nutrição, alimentação saudável

Antes de olharmos para a lista dos alimentos campeões na vitamina C, há que apontar no caderno das boas práticas da dieta diária o seguinte: as necessidades diárias desta vitamina, para um adulto, oscilam entre os 60 a 75 mg, subindo um pouco no caso dos fumadores.


Acresce que, sendo um dos nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário, não é o único, devendo inserir-se no contexto de uma dieta rica e diversificada, como vimos anteriormente.


Embora na lista que aqui apresentamos nos surjam, por exemplo, a couve-de-bruxelas, com destaque, há que reter que processos de oxidação e de cozedura destes vegetais, levam à perda de cerca de 50% do valor de vitamina C.


O pimento, em segundo lugar nesta tabela, podendo ser ingerido a cru, traz um valor acrescido no que toca ao aporte de vitamina C.


Tendo em consideração as porções diárias recomendadas na ingestão de fruta e hortícolas - e que revelamos abaixo -, é muito fácil atingir as recomendações de vitamina C (em mg) apontadas na abertura deste artigo. Isto também considerando alimentos mais pobres em vitamina C.


Frutas - Três porções diárias (160 g cada porção).

Hortícolas - Quatro porções diárias (140 – cru- a 180 g -cozinhado-, cada porção).


Alimentos ricos em vitamina (acima dos 20 mg por 100 g de alimento):

Couve-de-Bruxelas – 115 mg

Pimento – 90 mg

Agrião – 77 mg

Kiwi – 72 mg

Papaia – 68 mg

Coentros – 63 mg

Laranja – 57 mg

Castanha - 51 mg

Morango – 47 mg

Toranja – 43 mg

Tangera – 42 mg

Brócolos - 41 mg

Clementina – 40 mg

Nectarina – 37 mg

Tangerina – 32 mg

Framboesa – 30 mg

Melão – 30 mg

Manga – 23 mg


Junte-se a esta lista a generalidade das couves (couve-branca, couve-flor, couve-portuguesa, entre outras) - com uma concentração de vitamina C entre 40mg a 150mg, embora se perca 50% deste valor com a cozedura.


Créditos da Notícia: Sapo Lifestyle


7 visualizações
bottom of page