top of page

TheFork muda de imagem e tem nova ferramenta para ajudar os restaurantes

Uma solução mais optimizada para gerir e fazer crescer a actividade e aumentar a atractividade do sector para os clientes.


É provável que, por estes dias, já se tenham deparado com uma mudança no TheFork. Sim, a empresa passou por um processo de rebranding, tendo agora uma nova imagem, mais arrojada e contemporânea.

thefork, designstudio, rebranding, restaurants

De acordo com dados partilhados pelo TheFork, mais de 8 em cada 10 pessoas continuam a reservar um restaurante por telefone, o que coloca numerosos desafios tanto para os restaurantes como para os clientes: impossibilidade de reservar fora do horário de funcionamento, barreira linguística para os turistas, interrupção dos serviços, dificuldade em chegar ao estabelecimento e, por consequente, perda de potenciais reservas.


Assim, a ambição do TheFork com esta nova identidade é injectar uma nova energia que reflicta a evolução da empresa e desenvolver o reflexo das reservas online para conectar cada vez mais as pessoas, promovendo experiências digitais sem descontinuidades.


A outra grande novidade anunciada por estes dias pelo TheFork é uma ferramenta que dá pelo nome de Revenue Management, que tem o objectivo de maximizar o desempenho com análise de dados.


A nova ferramenta de Revenue Management (análise de dados e gestão de receita) é uma solução concebida para optimizar o desempenho do negócio dos restaurantes através da análise de dados. Aproveitando a experiência adquirida com o Yield Management, o TheFork aproveitou o poder das ofertas especiais para aumentar as taxas de ocupação dos restaurantes, aumentando assim a rentabilidade.

design, restaurantes, thefork

De acordo com os dados do TheFork, o impacto das ofertas especiais traduz-se numa diferença significativa para a actividade dos restaurantes e tem demonstrado a sua eficácia ao longo do tempo. Em média, a proposta de uma oferta especial de 50% demonstrou multiplicar por 5 o número de clientes nos restaurantes, resultando num aumento da receita proveniente das reservas online em x3,9 em média. A análise revela que, mesmo aplicando descontos, os restaurantes participantes multiplicam a sua margem global até x3,1. Colectivamente, estes resultados realçam o valor da implementação de ofertas especiais, uma vez que os restaurantes podem beneficiar de um retorno substancial do investimento, que pode atingir 5:1.


Integrada no software de gestão de restaurantes do TheFork, o TheFork Manager, a funcionalidade Revenue Management baseia-se na análise de dados do TheFork. Permite compreender de forma simples o impacto das Ofertas Especiais para tomar decisões baseadas em dados, maximizando assim a receita. Ajuda a avaliar o valor do negócio, como o efeito sobre as margens, o número de reservas, o número de clientes por reserva, bem como o aumento da visibilidade e reputação online, através de métricas como visitas, críticas e aquisição de novos clientes.


A ambição é oferecer aos restaurantes a autonomia para aperfeiçoar a sua estratégia de yield management em tempo real, com uma estratégia de preços dinâmica, baseada nas flutuações da procura. Ao optimizar constantemente as taxas de ocupação de acordo com as suas necessidades específicas, os restaurantes podem alcançar a máxima rentabilidade.


Créditos do Artigo: EchoBoomer


4 visualizações
bottom of page