Repetidos e novos, Portugal voltou a arrecadar vários prémios nos World Travel Awards, numa gala que decorreu no Funchal. Passadiços do Paiva e Dark Sky Alqueva voltam a ser distinguidos.
Os “Óscares do Turismo” regressaram este Domingo para distinguir o que de melhor se faz no sector ao nível internacional, com Portugal a manter várias distinções já atribuídas noutros anos. A Grande Final dos World Travel Awards, que decorreu no Funchal, no hotel Savoy Palace, destacou pelo 10º ano consecutivo a Madeira como Melhor Destino Insular do Mundo, o Algarve voltou a reaver o titulo de Melhor Destino de Praia do Mundo e os Parques de Sintra-Monte da Lua receberam o prémio de Melhor Empresa do Mundo em Conservação, pelo 12.º ano consecutivo.
Nas cidades, Lisboa é o Melhor Destino para Escapadinha Urbana assim como a Melhor Cidade Património, o Porto foi destacado como Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar e Braga volta a ser considerado Melhor Destino Emergente.
Os Passadiços do Paiva revalidaram o prémio de Melhor Atracção Turística de Aventura da Europa. O Dark Sky Alqueva voltou a ganhar o prémio de Projecto Turismo Responsável, que já recebe desde 2022, e a TAP foi mais uma vez considerada a Melhor Companhia Aérea para voar para África e para a América do Sul.
A decorrer no Funchal, os World Travel Awards distinguiram ainda a Madeira como Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, o Savoy Palace (Funchal) como Melhor Hotel de Luxo, o Saccharum (Calheta) como Melhor Hotel Retiro e o The Reserve (Funchal) como Melhor Boutique Hotel de Luxo.
Os World Travel Awards foram criados em 1993 para premiar os melhores nas diferentes áreas da indústria do turismo e os seus resultados são sempre muito aguardados, tanto por quem trabalha na área do turismo, como pelos turistas que se guiam por estas distinções para fazerem as suas escolhas. Estes prémios, conhecidos como os “Óscares do turismo” distinguem dezenas de categorias por várias zonas do globo.
Os vencedores dos World Travel Awards 2024 foram desvendados este Domingo no Funchal, Madeira, numa cerimónia no hotel Savoy Palace. No site dos WTA pode ver a lista completa de premiados nos World Travel Awards, que confirmaram as Maldivas como melhor destino do mundo, e melhor destino ecológico, enquanto o Perú levou a melhor como destino gastronómico.
Lista dos prémios ganhos para Portugal:
Melhor Destino para Escapadinha Urbana: Lisboa
Melhor Cidade Património: Lisboa
Melhor Destino de Praia: Algarve
Melhor Destino Insular: Madeira
Melhor Destino Metropolitano à Beira-mar: Porto
Melhor Destino Turístico de Aventura: Açores
Melhor Destino Emergente: Braga
Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade: Madeira
Melhor Hotel de Luxo: Savoy Palace
Melhor Hotel Retiro: Saccharum
Melhor Boutique Hotel de Luxo: The Reserve
Melhor Atracção de Turismo de Aventura: Passadiços do Paiva
Melhor Projecto de Turismo Responsável: Dark Sky Alqueva
Melhor Empresa do Mundo em Conservação: Parques de Sintra-Monte da Lua
Melhor Hotel Clássico: Olissippo Lapa Palace
Melhor Hotel Histórico de Referência: Bairro Alto Hotel
Melhor Resort de Golf e Villas: Dunas Douradas Beach Club
Melhor Companhia Aérea para África: TAP
Melhor Companhia Aérea para a América do Sul: TAP
Melhor Gestora de Hotéis Boutique: Amazing Evolution
Créditos da Notícia: Observador