top of page

Campanha da Deco alerta consumidores para o greenwashing

Cada vez mais produtos saem com rótulos enganosos de sustentabilidade e a Deco quer ensinar consumidores a identificá-los.

DECO, sustaibanility, greenwashing

Lançar produtos que dizem ser sustentáveis está na moda, mas parece que muitas das alegações ambientais não passam de ecobranqueamento ou greenwashing. O alerta é dado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor que lançou uma campanha que pretende ensinar os consumidores a identificarem estes rótulos falsos.


Com o apoio da Direcção-Geral das Actividades Económicas, a nova campanha pretende despertar crianças e adultos para o greenwashing, ao mesmo tempo que capacita consumidores para fazer escolhas de produtos mais sustentáveis.

“A ideia é agir em todas as frentes, explicar que nem tudo o que é verde é efectivamente amigo do ambiente”, disse uma fonte da associação à Lusa.

A nova campanha pode ser encontrada nas redes sociais, na página da Deco e em outros lugares, e deverá ser reforçada em Fevereiro e Março, refere a Lusa.

Na União Europeia, cerca de 57% das pessoas está receptiva a alegações ambientais, pelo que há empresas que se aproveitam disto, anunciando que algo é mais sustentável, sem na realidade estarem a cumprir quaisquer metas de protecção ambiental.


Expressões como “ecológico”, “biodegradável” ou “amigo do ambiente” muitas vezes não passam de argumentos publicitários sem base factual para vender determinados produtos, explica a associação de protecção do consumidor.


A campanha não esquece as empresas e apela a que estas “não se pintem de verde!”, mas que partilhem a verdade em relação à sua pegada ambiental.


Créditos da Notícia: Away


3 visualizações

コメント


bottom of page