top of page

Está eleito! O melhor Bolo-rei tradicional de 2023 é de Aveiro

O Bolo-rei confeccionado pela Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro obteve a distinção “Melhor dos Melhores” no Concurso Nacional organizado pelo CNEMA, que também premiou produções de Bolo-rainha e de Bolo-rei Escangalhado.

Massa mãe, frutos secos de Torres Novas, cidrão, um citrino pouco conhecido, e muita dedicação. Esta é a receita para o sucesso do Bolo-rei premiado da Flor de Aveiro. “Com decoração equilibrada, em cores alternadas das frutas escorridas e frutos secos”, apresenta “um aspecto rústico ao corte” e ainda uma consistência “que obriga a mastigar, sem empapar e sem agarrar ao céu da boca, com uma textura húmida e um aroma ligeiro e odor a vinho do Porto e aguardente bagaceira”, descreve a Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, fundada em 1995, por Milu e Pedro.


Este é o Bolo-rei eleito “Melhor dos Melhores” no 12º Concurso Nacional de Bolo-Rei Tradicional Português, que o CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, sedeado em Santarém, realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal. A empresa de Aveiro já conquistou seis vezes esta distinção, não só com Bolo-rei, mas também com Bolo-rainha e Bolo-rei Escangalhado.


Quanto ao segredo do sucesso, aos 54 anos, Milu, a chefe pasteleira responsável pela produção do “Melhor dos Melhores”, esclarece ser “uma receita à antiga”, artesanal, feita como manda a tradição, onde imperam a excelência dos produtos nacionais. Milu faz questão de visitar a Feira de Torres Novas, para escolher os melhores produtores e provar as colheitas do ano. Na preparação usa-se massa tradicional sem aditivos: ”Em vez de fermento, usa-se apenas a massa mãe". Esta opção faz “sobressair o sabor das frutas”, onde foi acrescentado o cidrão, um citrino pouco conhecido.


Na Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, o Bolo-rei premiado custa €25/kg, com a empresa a garantir que o preço se mantém igual ao de 2022.


Bolo-rainha e Bolo-rei Escangalhado

O concurso atribuiu ainda quatro medalhas de ouro aos Bolos-rei produzidos pela Padaria A Mina da Estação, em São João da Madeira, Pastelaria Doce Moliceiro, em Aveiro, Confeitaria A Lenda, em Benedita, e Panificadora Regional da Vermelha, no concelho de Cadaval. Foram também premiados, com medalha de ouro, na categoria de melhor Bolo-rainha, os exemplares apresentados a concurso pela Panificadora Regional da Vermelha, pela pastelaria Moinho Novo, em Tentúgal, pela Padaria A Mina da Estação, Confeitaria A Lenda, Padaria Dias, em Tortosendo, e Pastelaria Briosa, em Coimbra. Pode consultar AQUI todos os premiados nas diversas categorias.


Em comunicado, o CNEMA informa que o Concurso Nacional de Bolo-Rei Tradicional Português tem como objectivo “premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses”.


Créditos da Notícia: Jornal Expresso


36 visualizações

Comments


bottom of page