FARTURA regressa p/ mostrar gastronomia brasileira e compreender cozinha portuguesa | in Observador

O festival Fartura vai trazer três chefes brasileiros a Portugal para uma mostra de comida brasileira que se mostra cada vez mais interessada em compreender a gastronomia nacional.

A plataforma Fartura volta a Portugal para mostrar a cozinha brasileira, mas também para “compreender cada vez melhor a cozinha portuguesa e onde as duas cozinhas se encontram”, referiu a curadora do Festival Fartura de 2019.


Três chefes brasileiros — Flávio Trombino (de Minas Gerais), Paulo Anijar (Pará) e Marina Araújo (Ceará) — são as caras do festival, que decorre entre Quinta-feira e Domingo no Espelho de Água, em Lisboa.


“O Fartura apresenta um formato novo na edição deste ano. Para além das apresentações dos três chefes ao almoço e jantar no Sábado, e num almoço no Domingo, vamos fazer uma exposição de fotografia no espaço Espelho de Água, em que vamos dar a conhecer várias expedições realizadas pela plataforma Fartura até agora, incluindo a que fizemos em Portugal”, disse à Lusa a curadora do festival, Luiza Fecarotta.


O festival começa na Quinta-feira de manhã com uma “mesa de conversa”, aberta ao público, em que serão abordados “elos de ligação entre as gastronomias brasileira e portuguesa”, com a presença de Teresa Vivas, consultora da AHRESP — Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e dos chefes João Lima, de Portugal, e os brasileiros Flávio Trombino e Marina Araújo.


O Projecto Fartura, liderado pelo empresário Rodrigo Ferraz, é uma plataforma de pesquisa das raízes e cadeia produtiva da gastronomia brasileira, que realizou já expedições em várias regiões do Brasil e de Portugal que lhe permitiram construir um “banco de dados que serve para alimentar livros, programas de televisão e rádio, documentários e festivais”, explicou Luiza Fecarotta.


Os vídeos produzidos pelo Projecto Fartura já receberam vários prémios. As distinções mais recentes foram “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários”, no Festival ART&TUR, com o vídeo “O Mestra da Farinha”, entregue em 25 de Outubro em Lisboa.


“Há três anos iniciámos uma interlocução com Portugal, em homenagem às nossas origens. Queremos estar em Portugal, mostrar a cozinha brasileira, e tentar compreender cada vez melhor a cozinha portuguesa e onde as duas cozinhas se encontram”, concluiu a curadora do festival.


Créditos da Notícia: Observador


#festivalgastronómico #festivalfartura #gastronomia #gastronomiabrasileira #gastronomiaportuguesa #ahresp

12 visualizações
Azeite de Trufa Branca

AZEITE

DE TRUFA BRANCA

Bagas de Zimbro

BAGAS 

DE ZIMBRO

Caril, Curry, Especiarias, Spices

CARIL

(AMARELO/VERDE/VERMELHO)

Seitan

SEITAN

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

lima com pimenta

LET'S

TALK

ABOUT

FOOD

FALE CONNOSCO

COM VONTADE DE...

... DAR UM SALTO AO NOSSO Blog ?

Lima com Pimenta

Fruit & Veg Company

contacto@limacompimenta.com

964 163 956 | 969 981 253

Algarve | Portugal

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2020 por Lima com Pimenta®