top of page

Festival do Cogumelo traz chefs, workshops e passeios a Alcaide

De volta com a sua 13ª edição, o Míscaros - Festival do Cogumelo chega às ruas de Alcaide, no Fundão, de 19 a 21 de Novembro. Na agenda cabem sessões de live cooking, animação de rua, passeios micológicos e workshops, sempre com o míscaro em primeiro plano.

Um ano depois de se ter realizado em formato online, o Míscaros – Festival do Cogumelo está de volta esta semana com a sua 13ª edição, e traz gastronomia, caminhadas, passeios micológicos, música, palestras, exposições, animação infantil e actividades de rua à aldeia de Alcaide. Este que é um dos certames mais conhecidos da região do Fundão, organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide em conjunto com a autarquia e a Junta de Freguesia do Alcaide, acontece ao longo de três dias, entre 19 e 21 de novembro, este ano sob o mote “Alice no Mundo dos Cogumelos”.


Como já vem sendo hábito, a missão é dar destaque aos patrimónios fúngico, paisagístico, cultural e ambiental da Serra da Gardunha. Afinal, contam-se mais de 300 espécies de cogumelos em território nacional, entre as quais os míscaros, que nascem nas encostas da referida serra.


Um dos destaques da programação deste ano é, claro está, a gastronomia. Durante três dias, é possível degustar as mais variadas receitas de cogumelos em mais de 50 tasquinhas na aldeia, pensadas de propósito para a iniciativa, onde será também feito um concurso para o melhor prato do certame, cujo vencedor será decidido por um leque de jurados, entre os quais o crítico gastronómico Orlando Esteves.


Importa ainda mencionar os passeios micológicos pela serra, na companhia de especialistas como o engenheiro Ricardo Torres da Silva, a bióloga Anabela Marisa Azul, Sílvia Leão, André Apolinário e Eduardo Reis (consoante reserva prévia); os passeios na natureza abertos também aos amigos de quatro patas – o Passeio CÃOgumelo -; o workshop Fungi Perfect, sobre cogumelos nutracêuticos; além de sessões de cozinha ao vivo com a presença de chefs como José Júlio Vintém, Augusto Gemelli, André Apolinário, Maria Caldeira Sousa, Diogo Colaço, Duarte Batista e Flávio Silva, que apresentam as suas propostas na Arena Joe Best, inaugurada no festival em homenagem póstuma ao chef homónimo e entusiasta pelos míscaros.


Na agenda do Míscaros – Festival do Cogumelo cabe também a Miscolândia, espaço dedicado às crianças; a iniciativa Cozinhar Diferente, do chef Ricardo Besteiro, que promove a participação de jovens cozinheiros portadores de Síndrome de Down; e um mega-almoço no domingo, onde se servirá arroz de míscaros aos presentes, com o custo de apenas um euro por pessoa (50% desse valor é doado à causa solidária Ângelo Querido, para ajudar um jovem do Alcaide que trava a sua luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica).


Créditos da Notícia: Evasões


148 visualizações
bottom of page