top of page

JACA - O novo segredo das receitas vegetarianas | in "Observador"

Atualizado: 11 de mar. de 2019

Sabe a ananás, cheira a cebola e a seiva parece a de uma vagem. Mas quando enlatada e depois cozinhada, tem o gosto da carne. É o novo alimento para os vegetarianos. Mas não convence toda a gente.

Os 350 quilogramas que as jaqueiras podem pesar fazem delas as maiores árvores de fruto do mundo. Mas não é apenas no peso que está a sua singularidade: são também muito resistentes às pestes e à seca. E as propriedades nutricionais do seu fruto, a jaca, permitem que substitua alimentos básicos como milho ou trigo.


A casca é dura e rugosa, o cheiro faz recordar a cebola, a seiva é semelhante à das vagens de sementes e o sabor sugere algo entre o ananás e a pêra. Uma mistura de características que torna a jaca num ingrediente inovador que, cozinhada, consegue ainda imitar o sabor da carne de porco em alguns pratos, conta o The Guardian.


Já começa a ser comum encontrar a jaca em restaurantes que servem carne de porco. Em Los Angeles (Estados Unidos), o Susan Feniger’s Street Food inclui o fruto nos baos, prato tipicamente chinês de pães recheados. Em Londres, o ingrediente também já é utilizado: o Club Mexicana, um restaurante de comida vegetariana, inclui a jaca nos burritos. Segundo a chef Meriel Armitage, os clientes chegam mesmo a acreditar que estão a comer carne de porco.


Nas receitas destes cozinheiros, a jaca é cozinhada pouco madura depois de enlatada. O que a diferencia de alimentos como o tofu é que tem fibras que existem também nas carnes o que permite simular diferentes sabores, conforme a receita em que o fruto é incluído. O sabor é tão semelhante que muitas pessoas insistem que estão a ser enganadas quando lhes dizem que estão a comer jaca e não carne.


Créditos da Notícia: Observador


22 visualizações
bottom of page