Pela primeira vez na Califórnia, uma iniciativa dedicada aos restaurantes portugueses na baía de São Francisco, com ementas especiais que celebram a gastronomia lusa entre 17 e 24 de Abril.
Vai decorrer pela primeira vez na Califórnia uma iniciativa dedicada aos restaurantes portugueses na baía de São Francisco, a Portugal Restaurant Week, com ementas especiais que celebram a gastronomia lusa entre 17 e 24 de Abril.
Organizado pela AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pelo consulado-geral de Portugal em São Francisco, o programa integra cinco restaurantes com ‘chefs’ portugueses de renome: “Adega”, “La Salete”, “Petiscos”, “Tasca Tasca” e “Uma Casa”.
“Com esta ação pretendemos promover a gastronomia e os produtos portugueses na Bay Area, apoiando e dando maior visibilidade aos restaurantes portugueses desta região e consequentemente aos produtos alimentares portugueses”, disse à Lusa a directora do escritório da AICEP em São Francisco, Teresa Fernandes.
Um dos participantes, “Adega”, é o único restaurante português com estrela Michelin nos Estados Unidos da América (e o único em São José). O ‘Chef’ David Costa criou para a iniciativa um menú mais compacto, que dará aos consumidores a possibilidade de escolher e combinar vários pratos por um preço mais acessível.
“É uma boa iniciativa, é bom para promover os restaurantes e a cultura portuguesa”, disse à Lusa o ‘chef’ Costa. “É interessante e cria a oportunidade de trazer pessoas aos restaurantes”.
Há outro restaurante do ‘chef’ português a integrar o programa, o “Petiscos”, que tem um ambiente casual e é “uma casa mais tradicional, mais familiar”. Em ambos será possível escolher uma variedade de sabores, desde o arroz de pato e o polvo à linguiça e sopa da pedra. As cartas de vinhos são totalmente portuguesas, havendo mais de 500 à escolha no Adega.
No “Uma Casa”, o famoso restaurante português de São Francisco, o ‘chef’ Telmo Faria criou uma ementa representativa da sua oferta e da gastronomia portuguesa.
“Temos pratos mais típicos, como pastéis de bacalhau, caldo verde, bacalhau à Gomes de Sá ou carne de porco à alentejana, para que as pessoas que nunca tiveram oportunidade de provar comida portuguesa tenham acesso a ela”, disse o ‘chef’ à Lusa. O preço é fixo e a ementa tem pratos à escolha.
“Queria fazer um preço que fosse acessível para as pessoas que queiram visitar o restaurante e experimentar a nossa comida”, frisou, “talvez pessoas que nunca tenham provado comida portuguesa”.
Além disso, haverá na quinta-feira, 20 de Abril, um jantar com um produtor de vinhos portugueses (Herdade do Esporão) que estará de visita à Califórnia. “É uma oportunidade para alguém que queira ter uma experiência [de jantar] mais elevada e conhecer um produtor de vinhos de alta qualidade que vem de Portugal”, salientou Telmo Faria.
Os dois ‘chefs’ sublinharam que a maioria dos clientes dos seus restaurantes não tem origem portuguesa, embora possam ter algum interesse em Portugal — ou porque visitaram recentemente ou pretendem visitar.
Esse é um dos focos da iniciativa, segundo explicou Teresa Fernandes - “Acreditamos que esta acção de promoção, desenvolvida em conjunto com o consulado-geral de Portugal em São Francisco, permitirá reforçar a notoriedade de Portugal no mercado junto do consumidor final e de influenciadores”, afirmou a responsável da AICEP.
A expectativa é de que a Portugal Restaurant Week fomente o crescimento das exportações de produtos dos sectores agroalimentares e vinhos e possa atrair pessoas para Portugal como destino de turismo e investimento.
Além disso, indicou a responsável, “reforçará o reconhecimento das empresas portuguesas enquanto produtoras de bens e serviços de elevada qualidade e diferenciação”.
O cônsul-geral de Portugal em São Francisco, Pedro Pinto, disse que a “excelência” destes restaurantes portugueses justifica a iniciativa, que acontece pela primeira vez.
A acção de promoção, considerou, promove não apenas a gastronomia portuguesa mas também a cultura e os vinhos portugueses. “Conjuga três valências da nossa acção: comunidade portuguesa, cultura e economia”, afirmou. A expectativa para o programa é elevada.
“Portugal está cada vez mais no radar dos californianos, e em particular na Bay Area”, disse o cônsul-geral. “Por isso, esta iniciativa está a gerar grande interesse, entre a comunidade portuguesa, mas também muito além. Estou muito entusiasmado com a perspectiva de elevada adesão”.
O ‘chef’ David Costa indicou também a complementaridade dos restaurantes, em que “cada um tem a sua maneira de interpretar a cozinha portuguesa”.
No “La Salette”, em Sonoma, o ‘chef’ Manuel Azevedo celebra o que chama de “cozinha nova portuguesa”, com sabores lusos, ingredientes californianos e uma interpretação própria da gastronomia.
O outro restaurante do ‘chef’, “Tasca Tasca”, oferece experiências inusitadas e uma carta de vinhos exclusivamente portugueses, num ambiente que lembra as tascas tradicionais.
“O consumo de vinho e produtos ‘gourmet’ portugueses nos EUA tem tido um crescimento constante e os consumidores reconhecem a qualidade dos produtos portugueses”, sublinhou Teresa Fernandes, “muito devido às visitas” que realizam ao nosso país “e às agradáveis experiências gastronómicas que têm” enquanto lá estão.
A AICEP agregou as informações sobre o programa no ‘website’ OnlyPortugal.pt.
Créditos da Notícia: Observador