top of page

Algarve vai ter novas colecções de fruteiras tradicionais e toda a ajuda é preciosa

11 de fev. de 2023
3 min de leitura

Atualizado: 3 de set.

A DRAPAlg vai apostar em colecções de ameixeira, damasqueiro, marmeleiro e pereira.


Tem uma variedade antiga de ameixeira ou pereira, que já vem do tempo dos seus avós? E de damasqueiro? Ou marmeleiro? Se a resposta for sim, pode estar na posição de dar um importante contributo para as novas colecções de variedades tradicionais destas quatro espécies que a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve vai instalar em Tavira.

algarve, tavira, ceat, drapalgarve, fruteiras tradicionais, pêra, marmelo, damasco, ameixa, figo, alfarroba
A DRAP Algarve tem desenvolvido na área da preservação dos recursos genéticos, um trabalho de prospeção, recolha, conservação e caracterização de variedades tradicionais de fruteiras (📷: Sul Informação)

As novas colecções vão ser instaladas junto das outras fruteiras tradicionais que já existem no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), uma autêntica Arca de Noé de variedades algarvias de alfarrobeira, amendoeira, figueira, romãzeira, nespereira, macieira e citrinos.


«Queremos fazer um processo idêntico ao das outras fruteiras e fazer quatro colecções novas em Tavira», conta ao Sul Informação António Marreiros, engenheiro da DRAPAlg que, com outros técnicos desta entidade, dinamiza a iniciativa.


O projecto foi lançado no início deste ano e está na fase de recolha de informação e contactos de proprietários, para posterior recolha.


«Ainda não estamos no terreno porque só queremos fazê-lo quando pudermos começar a olhar para os materiais. Actualmente, as plantas estão todas em repouso vegetativo. Daqui a pouco tempo, vão começar a rebentar», explicou o técnico da DRAPAlg, que está desde o início ligado ao projecto das colecções de fruteiras tradicionais.


«Nós, ao contrário do que fizemos no outro projecto, queremos ir para o terreno, neste primeiro ano, só a partir da Primavera, quando pudermos começar a ver uma ameixa, um damasco, uma pêra. Porque assim identificamos mais material, que vamos referenciar para que, no próximo Inverno, o possamos colher e enxertar».


«Este ano, vamos localizar o material, saber onde está. No próximo Inverno, vamos recolher o material. Em principio, ou enraizamos directamente ou enxertamos. Depois, plantamos em 2024 ou no início de 2025», reforça António Marreiros.


Para isso, a participação de quem tem variedades mais antigas de ameixeira, damasqueiro, marmeleiro e pereira é fundamental.


«Neste momento, o que queremos é que as pessoas que tenham esse material nos façam chegar a informação. Do género: eu tenho lá uma ameixa de uma variedade antiga, que já vem do tempo da minha avó», explica.


«Quem tiver fruteiras antigas, apenas tem de enviar um email para os endereços marreiro@drapalgarve.gov.pt ou luiscabrita@drapalgarve.gov.pt, com o seu contacto. Quando for a altura ideal, nós ligamos para a pessoa», acrescenta. Quem preferir, também pode contactar a DRAPAlg através do número 289 870 700.


A perspectiva de António Marreiros é que as pessoas colaborem, até porque a experiência do passado revela que as «pessoas, normalmente, cedem o material. Já quando fizemos a outra prospeção, há cerca de oito anos, toda a gente cedeu, todos se disponibilizaram a ceder as plantas».


«As pessoas gostam, porque sentem que vai ali alguém tomar conta do que está abandonado e que eles veem que está para se perder», acredita.


Na sequência da instalação das primeiras colecções de fruteiras em Tavira, «passados uns anos, nós levámos lá as pessoas que conseguimos encontrar, para lhes mostrar onde estavam as variedades que eles tinham cedido. Foi dos dias mais gratificantes que eu tive».


«Demos um pequeno certificado, a dizer que determinada pessoa tinha cedido tal variedade. Foi uma coisa fantástica, as pessoas ficaram encantadas. E quando me viam, perguntavam: e então com é que vai a minha variedade?», recorda.


Para já, numa fase em que ainda está a decorrer a divulgação do projecto, não houve muitos contributos, mas já surgiu o nome de «alguns materiais, nomeadamente de uma ameixas vermelhas pequenas que existem aqui, chamadas de Santa Rosa ou Santa Rosinha, bem como ameixa de S. João».


«O que esperamos encontrar mais é variedades de ameixas e de pêras porque damasqueiro é uma árvore que dura menos tempo e, provavelmente, não vamos encontrar muita coisa».


As novas colecções serão instaladas até Setembro de 2025 num talhão de cerca de um hectare, situado «junto das colecções de nespereiras, romãzeiras e macieiras. O financiamento vem do Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo do projecto mais amplo do Polo de Inovação de Tavira».


Créditos da Notícia: Sul Informação


bem-vindos a bordo foodies
chefs criativos, produtos incríveis, momentos para partilhar e histórias que vale mesmo a pena ficar a conhecer.

vamos comer "fora da caixa"?
estes são os recém-chegados à Lima com Pimenta

já vos dissemos que adoramos ingredientes
irreverentes?

conheça o catálogo

fale connosco

erro: ingrediente não encontrado

ainda à procura daquele
ingrediente especial? 

Chegou ao local certo.

Too Good to Go
Too Good to Go

connosco
o desperdício
não tem lugar
à mesa

Too Good to Go

Lima com Pimenta
fruit & veg company
Lima com Pimenta, Lda. | Algarve




 

 


numa relação séria (e longa)
com ingredientes incríveis, desafios desconcertantes e pessoas extraordinárias


It's a Green (amazing) World!

Logotipo da Lima com Pimenta

Contactos

estamos à distância de um clique

​​​

contacto@limacompimenta.com

prometemos ser rápidos a responder

966 037 200

chamada para a rede móvel nacional

 

289 794 280

chamada para a rede fixa nacional

Outras Informações
 

Livro de Elogios
RAL | Centro de Arbitragem do Algarve
Livro de Reclamações

o nosso Livro de Elogios está disponível apenas em formato físico porque preferimos o modo "olhos nos olhos"

não conseguimos evitar o orgulho (nem a lagriminha no olho)

sozinhos poderíamos ir mais rápido
mas juntos iremos (certamente) 

mais longe

 

reconhecimentos 

Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Scoring TOP 10 2024 - Melhores PME do Sector Alimentar
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Lider 2024
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Excelência

lugar cativo para o próximo; estamos a trabalhar nisso

espaço reservado

parcerias & co.

O Prato Certo
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Unidos Contra o Desperdício
Parceria entre a Lima com Pimenta e a ProVeg
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Too Good to Go
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Hotel Shop
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Coparama
bottom of page