top of page

As 10 frutas híbridas mais estranhas do mundo

Actualmente, a fruta híbrida mais conhecida é a clementina, que resulta do cruzamento entre a laranja doce e a tangerina. Mas a hibridação tem dado a origem a muitas outras frutas extravagantes no mundo, como pode ver na lista que agora partilhamos.

1. Lima sanguínea Depois de laranjas, limões, este cítrico híbrido foi produzido na Austrália, onde foi apelidado de “lima sanguínea.” Resultou de uma mistura entre microcitrus australasica (a “lima caviar”) e ellendale mandarin (também um híbrido de tangerina e laranja). A polpa tem um sabor doce e azedo do limão.


2. Tayberry A Tayberry é fruto que resulta do cruzamento entre a amora e a framboesa. A hibridação foi realizada pela primeira vez em 1881. Com elevado conteúdo em pectina, esta fruta é usada principalmente para fazer geleia.


3. Pluot Pluot designa o cruzamento entre uma ameixa e um damasco. E é o nome comercial da fruta desenvolvida pelo especialista em genética Floyd Zaiger nos finais do século XX. Por fora, é parecido com uma ameixa e no interior é muito doce e aromático.


4. Plumcot É o antepassado de “pluot”, uma primeira geração híbrida entre ameixa e damasco. Considerado muito difícil de produzir e de exportar.


5. Peacotum O “peacotum” resulta do cruzamento entre pêssego, damasco e ameixa. Uma fruta rara que tem a textura do pêssego e um sabor suave.


6. Tangelo Este cítrico híbrido chama-se Tangelo e resulta do cruzamento entre um paradisi (toranja) e uma tangerina. De aparência mais ou menos deformada, o seu tamanho está a meio caminho entre a laranja e a toranja. A rugosidade da sua pele varia, bem como a sua cor, que pode ser esverdeada. A polpa suculenta lembra as tangerinas, mas mais doce, e produz um excelente sumo. Este híbrido vem da Jamaica, onde o fruto é exportado desde 1930.


7. O roblanco Também é conhecido por “sweetie” e é o resultado do cruzamento entre duas espécies de toranja. Investigadores da Universidade da Califórnia produziram esta fruta pela primeira vez em 1958, embora a fruta só tenha estado disponível para comercialização em 1980. Já está patenteada. É produzida em Israel e na Califórnia.


8. Limão-tangerina ou “rangpur Rangpur não é só uma cidade da Índia. É também uma fruta que resulta da combinação do limão e da tangerina. O seu sabor é muito ácido e o seu aspecto é muito semelhante a uma laranja. É usado na preparação de Gin Tanqueray Rangpur.


9. Limequat O Limequat é o resultado de um cruzamento entre limão e kumquat – pertence à família dos citrinos e é originário do centro da China. É uma fruta de pequenas dimensões, redonda, verde e amarela quando está madura. A polpa é ácida e muito suculenta.


10. Pineberry Esta fruta branca com sementes vermelhas resulta de um cruzamento entre fragaria chiloensis (uma variedade de morangos no Havaí e do Pacífico) e o morango clássico. O Pineberry, como é conhecido em Inglês, apresenta dimensões mais reduzidas do que o morango e tem um ligeiro sabor a ananás.


Créditos da Informação: Greensavers


25 visualizações

Comments


bottom of page