top of page

"As mulheres quando são líderes não chegam lá porque tiveram de dar graxa” – Chef Marlene Vieira

“A sociedade ainda tem de se habituar à ideia de que as mulheres quando são líderes não chegam lá porque tiveram de dar graxa ou fazer qualquer outra coisa que não tenha a ver com o seu talento” – Chef Marlene Vieira.

Afirma-se uma lutadora, reivindica um papel activo da mulher na liderança das cozinhas. Marlene Vieira, chef, cozinheira e estrela de televisão, estreia a 20 de Março o seu programa no pequeno ecrã. A pretexto do lançamento de "Cozinha de Chef", conversámos com a primeira mulher a ingressar no Top 10 dos Melhores Chefs Portugueses.


Aos 12 anos, a nortenha Marlene Vieira soube exactamente que era na cozinha que queria passar os seus dias. Aos 16 anos, inscreveu-se na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira. Nos anos seguintes, Marlene saiu e voltou a Portugal, passando por Nova Iorque e por inúmeros hotéis de cinco estrelas e restaurantes.


Em 2009, participa, pela primeira vez, no concurso “Chefe Cozinheiro do Ano”, dominado quase exclusivamente por chefs do sexo masculino. Com 31 anos, decide que quer seguir o seu caminho a solo e abre o Avenue, na lisboeta Avenida da Liberdade. Em 2018, lança o primeiro livro, Os doces da Chef Marlene”. Em 2019, integrou a série da RTP, “História da Gastronomia Portuguesa”. Em 2021, abriu o seu restaurante de alta cozinha, o Marlene, frente ao rio Tejo em Lisboa.


É aí, no Marlene, que, a partir de 20 de Março, a chef vai abrir as portas da sua cozinha para nos revelar as receitas mais bem guardadas e os truques dos grandes chefs. Cozinha de Chef com estreia no canal Casa e Cozinha (20h30), traz até nossas casas a primeira mulher a ingressar no Top 10 dos Melhores Chefs Portugueses nos Prémios “Mesa Marcada 2022”.

Em cada episódio, a chef cria dois pratos com propósitos distintos. Tanto pode optar por uma receita complexa e visualmente impactante, ideal para impressionar convidados, como pode recriar pratos tradicionais portugueses com um toque diferenciador. A par com a confecção dos pratos, em cada episódio inclui as “dicas da chef” e a rúbrica “O conselho do Sommelier”, com a presença de Gabriela Marques.


A propósito da estreia de Marlene Vieira num programa onde protagoniza a sua cozinha, o SAPO Lifestyle endereçou um roteiro de perguntas à chef que não esconde ter no seu futuro o restaurante que lidera consagrado com a estrela Michelin.


A partir de 20 de Março, a Marlene assume o comando do seu novo programa de televisão. O que podemos esperar de Cozinha de Chef?

Tal como diz o nome do programa de uma cozinha de chef espera-se que saiam novas técnicas, receitas que fazem parte do mundo das cozinhas profissionais. Quem assistir a este meu programa terá acesso a vários truques e dicas de cozinha explicados por uma profissional que conta com 30 anos de carreira.


Tendo de resumir a sua cozinha numa frase, como a apresenta?

É uma cozinha com texturas, camadas de sabor e elegância.


Habituamo-nos a enaltecer os sucessos, esquecendo que com os insucessos também crescemos. Qual foi o insucesso na sua vida profissional que mais a fez crescer como cozinheira?

Tive alguns insucessos como todos nós, o mais marcante foi quando perdi numa competição nacional de cozinha quando, inicialmente, era a grande favorita à vitória. O excesso de confiança fez-me perder, o que me levou a uma introspecção pessoal, o que me fez aprender que não devemos subestimar o talento dos nossos pares.