top of page

Comidas d’Azeite voltam aos menús dos restaurantes de Marvão

As tradicionais “Comidas d’Azeite” estão de regresso às mesas dos restaurantes do concelho de Marvão, de 11 a 26 de Fevereiro, numa Quinzena Gastronómica que pretende homenagear os produtores de azeite, celebrar a gastronomia típica da região, valorizar os seus produtos endógenos e, fundamentalmente, dinamizar a economia local.

Ao longo de duas semanas, numa iniciativa que cumpre a 18ª edição e é promovida pelo Município de Marvão, os catorze restaurantes do concelho vão apresentar as mais variadas receitas, elaboradas com base na gordura de eleição da dieta mediterrânica e da gastronomia marvanense. Nos menús dos estabelecimentos aderentes, onde “o azeite é rei e senhor”, vão estar em destaque pratos tão diversos como açorda à alentejana, alhada de cação, boletos salteados em azeite, choquinhos à lagareiro, bacalhau “com todos”, fraca tostada em azeite, polvo à lagareiro, tiborna de azeite e alho com presunto ibérico, entre muitos outros, e que têm no azeite um denominador comum.


Almoço Convívio das Comidas d’Azeite regressa a 12 de Fevereiro

O arranque oficial da 18ª edição das Comidas d’Azeite está marcado para 12 de Fevereiro, no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, com o dia a ser preenchido pelas Conversas d’Azeite, uma Prova de Azeites, um Mercadinho de Produtos Locais e o tradicional Almoço Convívio, que regressa após dois anos de interregno. Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com a animação musical garantida pelo “Grupo de Acordeones de Valencia de Alcántara”, este repasto é já a imagem de marca de uma Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada às “Comidas do Lagar”. Da ementa fazem parte,a tradicional prova dos azeites produzidos no concelho, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, a tiborna e o café do “pucheiro”.


Olivoturismo em debate na terceira edição das Conversas d’Azeite

A Casa do Povo de Porto de Espada recebe a terceira edição das “Conversas d’Azeite”. Este fórum de partilha e debate, promovido pelo Município de Marvão, antecede o almoço convívio (com início às 10h00, de dia 12) e junta especialistas do sector, para discutir o potencial do Olivoturismo no desenvolvimento local, em territórios de baixa densidade demográfica.


Este ano, a iniciativa conta com a participação de Francisco Mondragão- Rodrigues (professor-coordenador da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre) e Gonçalo Morais Tristão, (presidente do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo), e é complementada com uma Prova de Azeites, sob a orientação de Graça Pacheco de Carvalho (professora da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre).


As “Conversas d’Azeite” surgiram em 2021, num ano marcado pela pandemia e um confinamento que levou à criação de novas dinâmicas associadas à Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite e, consequentemente, ao surgimento de debates que destacam a importância do olival, da azeitona e da produção de azeite para a economia local.


Créditos da Notícia: Rádio Regional do Centro


8 visualizações

Yorumlar


bottom of page