top of page

O melhor vinho do ano em Portugal nasceu no Douro

13 de mai. de 2023
2 min de leitura

Atualizado: 3 de set.

A edição 2023 do Concurso Vinhos de Portugal distinguiu as melhores referências em várias categorias.

vinhos, wine

É uma espécie de Óscares à portuguesa, só que aqui os actores principais são os vinhos. A edição de 2023 do Concurso Vinhos de Portugal distinguiu nesta sexta-feira, 12 de Maio, as melhores referências do País. Esta é uma iniciativa da ViniPortugal, a associação interprofissional dos vinhos de Portugal que tem como missão promover a imagem do País enquanto produtor vitivinícola de excelência.


Houve prémios para licorosos, tintos, espumantes e até brancos. A região do Douro foi a mais premiada, conquistando 112 medalhas, seguindo-se o Alentejo, com 88. O júri foi composto por especialistas nacionais e internacionais. Ou seja, enólogos, jornalistas e sommeliers. Foram avaliados 1.385 referências de vinhos do qual resultaram 426 medalhas: 35 na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.


Com o título “Vinho do Ano” — e também vencedor na categoria de “Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) — saiu da premiação o Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019, do Douro, que se destacou entre centenas de referências das várias regiões nacionais. No mercado, encontra garrafas com o preço recomendado de 89,90€.


“A Parcela 29 plantada com a casta Touriga Nacional, composta por 3300 pés e um declive de 20 localiza-se a uma altitude entre os 170 e os 205 metros. Representa um exemplar único e é uma peça fundamental na história da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo na sua máxima expressão de terroir”, lê-se no site.


É uma verdadeira referência no Douro, que resulta num vinho de perfil “muito elegante” e “quase feminino”, contrastando com “uma estrutura intensa de taninos suculentos de enorme precisão”. O perfil seivoso e a cor púrpura refletem bem a natureza da casta Touriga Nacional.


Créditos da Notícia: NiT


bem-vindos a bordo foodies
chefs criativos, produtos incríveis, momentos para partilhar e histórias que vale mesmo a pena ficar a conhecer.

vamos comer "fora da caixa"?
estes são os recém-chegados à Lima com Pimenta

já vos dissemos que adoramos ingredientes
irreverentes?

conheça o catálogo

fale connosco

erro: ingrediente não encontrado

ainda à procura daquele
ingrediente especial? 

Chegou ao local certo.

Too Good to Go
Too Good to Go

connosco
o desperdício
não tem lugar
à mesa

Too Good to Go

Lima com Pimenta
fruit & veg company
Lima com Pimenta, Lda. | Algarve




 

 


numa relação séria (e longa)
com ingredientes incríveis, desafios desconcertantes e pessoas extraordinárias


It's a Green (amazing) World!

Logotipo da Lima com Pimenta

Contactos

estamos à distância de um clique

​​​

contacto@limacompimenta.com

prometemos ser rápidos a responder

966 037 200

chamada para a rede móvel nacional

 

289 794 280

chamada para a rede fixa nacional

Outras Informações
 

Livro de Elogios
RAL | Centro de Arbitragem do Algarve
Livro de Reclamações

o nosso Livro de Elogios está disponível apenas em formato físico porque preferimos o modo "olhos nos olhos"

não conseguimos evitar o orgulho (nem a lagriminha no olho)

sozinhos poderíamos ir mais rápido
mas juntos iremos (certamente) 

mais longe

 

reconhecimentos 

Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Lima com Pimenta | TOP 5% Melhores PME de Portugal
Scoring TOP 10 2024 - Melhores PME do Sector Alimentar
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Lider 2024
Lima com Pimenta - IAPMEI | PME Excelência

lugar cativo para o próximo; estamos a trabalhar nisso

espaço reservado

parcerias & co.

O Prato Certo
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Unidos Contra o Desperdício
Parceria entre a Lima com Pimenta e a ProVeg
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Too Good to Go
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Hotel Shop
Parceria entre a Lima com Pimenta e a Coparama
bottom of page