top of page

#resistir Rafael Neves: 15 dias de Confinamento | in "ETASTE"

Com os meus 24 anos, e um mundo tão desenvolvido como aquele em que vivemos, nunca pensei viver algo deste género. O “Meu Algarve” é, por estes dias, um deserto ao qual não estamos habituados nesta época do ano.

Chef Rafael Neves, Jovem Talento da Gastronomia

Depois de um inverno que é longo no Algarve, todos já estávamos em preparações para as aberturas dos restaurantes, a esses 5 meses em que tudo está fechado por cá, juntou-se agora estes meses de confinamento devido à pandemia. Isto é um martírio… 


O dia começa cedo como sempre, por volta das 6 manhã, o cão chora e o dever chama-me. Ao viver nos arredores da pequena aldeia de Paderne sinto-me algo abrigado quanto a isto tudo. Essa oportunidade de sair para a rua passear o cão no meio de campos e pomares de laranja, é uma dádiva numa altura em que tudo gira à volta do confinamento. É o meu momento zen do dia, e acreditem, é bastante necessário. O resto do dia passa, entre cozinhados, uns vídeos para o Youtube, e o pensamento do que virá depois… Uma sensação de desconforto paira nos ares sobre todos nós, haverá um futuro depois desta pandemia estabilizar? A área da Hotelaria e Restauração vai sofrer um rombo enorme, restaurantes fecharam portas, uns por tempo indeterminado, outros permanentemente. Apesar de tudo isto ser preocupante e de ser um pensamento constante na mente de todos nós, temos de saber enfrentar o futuro, o que tiver que vir, virá. Temos de RESISTIR a esta crise que vivemos, acreditando que o amanha será sorridente. Ajudemo-nos uns aos outros dentro da Hotelaria e Restauração incluindo, claro, aqueles pequenos produtores que sempre contaram com todos nós e que, agora, mais que nunca, estão em perigo iminente de “fechar portas”.

O meu dia a dia baseia-se nisto, num pensamento de incerteza do que estará por vir. Depois de, no início do ano, me terem sido abertas diversas portas, agora olho apenas pelo pequeno buraco da fechadura, na esperança de que se voltem a abrir mais tarde. 


Por agora é tempo de parar para pensar nos erros do passado e retificá-los no futuro. Temos nas mãos a oportunidade de tornar o mundo um sítio melhor, agarremo-la com toda a força que tivermos, porque tudo isto é apenas passageiro. 


Créditos da Notícia: ETASTE


52 visualizações

Comments


bottom of page