top of page

Cidadãos pelo CEA Tavira convidam a votar nos "jardins alimentares" | in "Postal do Algarve"

O projecto propõe que se cultive em espaços municipais, assumindo instalações diversas como canteiros, floreiras, caixas e vasos, na via pública, mas que paralelamente incentiva o cultivo de hortas verticais e horizontais em terraços, jardins ou varandas.

O movimento Cidadãos pelo CEA Tavira - Centro de Experimentação Agrária de Tavira propõe "jardins alimentares" para o Orçamento Participativo Tavira 2020/21 e convida "toda a população a interessar-se por este tão importante projecto que irá, e bem, contribuir para minimizar os nefastos efeitos para que esta terrível pandemia do Covid 19 nos arrastou".


"Este projecto insere-se na motivação de transformar Tavira e as localidades do concelho num jardim alimentar, oferecendo uma paisagem mediterrânica, dando relevo e importância a uma alimentação saudável, promovendo a melhoria da qualidade de vida na defesa da nossa forma de viver, dando prova da união que o amanhã nos exige", explica o movimento em comunicado.


Este projecto beneficia "todos os cidadãos sem excepção: crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, comerciantes, visitantes e cidadãos comuns. Destina-se a qualquer habitante, isoladamente ou em grupo".


Segundo o movimento Cidadãos pelo CEA Tavira, "este projecto propõe que se cultive em espaços municipais assumindo instalações diversas com formas e tipos que vão de canteiros a floreiras, caixas e vasos, na via pública, mas que paralelamente incentivam o cultivo de hortas verticais e horizontais em terraços, jardins ou varandas", acrescentando que "prevê intervencionar zonas públicas e cultivar ao todo cerca de 60 000 exemplares, entre sementes / plantas / arbustos / árvores, assim como instalar compostoras municipais em todas as freguesias do concelho".


Serão fornecidas aos participantes "floreiras, alfobres, vasos, caixas, regadores, composto, adubo biológico, ferramentas, sementes, plantas, arbustos e árvores de fruto (exemplo: leguminosas, hortícolas como tomateiras, aboboreiras, cenouras de pau roxo, etc., plantas aromáticas, oliveiras, romãzeiras, parreiras)".


Estão planeadas oficinas e sessões de formação e sensibilização sobre planificação e cultivo em modos de produção agro-ecológica e sobre os temas do desperdício alimentar, compostagem de resíduos, da eficiência hídrica, pegada ecológica e alterações climáticas, da alimentação saudável e do estilo de vida mediterrânico.

O orçamento participativo previsional da proposta "Jardins Alimentares" é de 33.500 euros.


Esta rede de jardins alimentares irá fortalecer "o sentido de comunidade, valorizar espécies e a paisagem, capacitar a segurança alimentar, possibilitar o reforço do sistema alimentar nas famílias, resgatar formas de convivência e estilo de vida da dieta mediterrânica, fomentar hábitos de alimentação saudável, promover a auto estima de cada cuidador de sementes e dos jardins alimentares públicos e do município em geral".


A votação encontra-se aberta até ao próximo dia 13 de Dezembro e pode ser feita via net aqui ou nas Juntas de Freguesia (9:00 às 16:00), Balcão Único da Câmara de Tavira (9h às 14:30) e Biblioteca Municipal (09:30 às 13:00), nos dias úteis.


Podem votar todos os residentes no concelho de Tavira, portugueses ou estrangeiros (com carta de residência ou inscritos no círculo eleitoral de Tavira).

Mais informações no facebook do movimento de "Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira"


Créditos da Notícia: Postal do Algarve


bottom of page